Darcyneclubistas,
Sábado passado (20.04.2013) exibimos o primeiro filme - Festen (1998) Thomas Vinterberg - do Dogma 95, movimento cinematográfico criado pelos diretores Lars Von Trier e Thomas Vinterberg em 1995, que tornou-se público em março do mesmo ano quando foi divulgado seu manifesto. Antes da sessão foi entregue uma folha com as regras do movimento, então, venho aproveitar e colocar aqui também.
1. As filmagens devem ser feitas em locações. Não podem
ser usados acessórios ou cenografia (se a trama requer um acessório particular,
deve-se escolher um ambiente externo onde ele se encontre).
2. O som não deve jamais ser produzido
separadamente da imagem ou vice-versa. (A música não poderá ser utilizada a
menos que ressoe no local onde se filma a cena).
3. A câmera deve ser usada na mão. São
consentidos todos os movimentos – ou a imobilidade – devidos aos movimentos do
corpo. (O filme não deve ser feito onde a câmera está colocada; são as tomadas
que devem desenvolver-se onde o filme tem lugar).
4. O filme deve ser colorido. Não se aceita
nenhuma iluminação especial. (Se há muito pouca luz, a cena deve ser cortada,
ou então, pode-se colocar uma única lâmpada sobre a câmera).
5. São proibidos os truques fotográficos e
filtros.
6. O filme não deve conter nenhuma ação
"superficial" (noutras palavras, é vetada a ocorrência de homicídios,
armas etc.).
7. São vetados os deslocamentos temporais ou
geográficos. (O filme se desenvolve em tempo real).
8. São inaceitáveis os filmes de gênero.
9. O filme final deve ser transferido para cópia
em 35 mm,
padrão, com formato de tela 4:3. (Originalmente, o regulamento exigia que o
filme deveria ser filmado em 35
mm, mas a regra foi abrandada para permitir a realização
de produções de baixo orçamento.)
10. O
nome do diretor não deve figurar nos créditos.
Referência:
http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=47
Quem quiser saber mais sobre:
Um comentário:
Legal, Daisy! Muito boa iniciativa!
O debate desses "mandamentos", em relação a qualquer filme do pessoal do Dogma 95, assim como relativamente a qualquer outra obra cinematográfica, pode resultar em excelentes análises e críticas, pois contemplam os principais aspectos da arte.
Postar um comentário