24 de abril de 2013

Sessão 20.04.2013 - Festen | As regras do Dogma 95



        Darcyneclubistas,

 
        Sábado passado (20.04.2013) exibimos o primeiro filme - Festen (1998) Thomas Vinterberg - do Dogma 95, movimento cinematográfico criado pelos diretores Lars Von Trier e Thomas Vinterberg em 1995, que tornou-se público em março do mesmo ano quando foi divulgado seu manifesto. Antes da sessão foi entregue uma folha com as regras do movimento, então, venho aproveitar e colocar aqui também.



1.   As filmagens devem ser feitas em locações. Não podem ser usados acessórios ou cenografia (se a trama requer um acessório particular, deve-se escolher um ambiente externo onde ele se encontre).
2.   O som não deve jamais ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa. (A música não poderá ser utilizada a menos que ressoe no local onde se filma a cena).
3.   A câmera deve ser usada na mão. São consentidos todos os movimentos – ou a imobilidade – devidos aos movimentos do corpo. (O filme não deve ser feito onde a câmera está colocada; são as tomadas que devem desenvolver-se onde o filme tem lugar).
4.   O filme deve ser colorido. Não se aceita nenhuma iluminação especial. (Se há muito pouca luz, a cena deve ser cortada, ou então, pode-se colocar uma única lâmpada sobre a câmera).
5.   São proibidos os truques fotográficos e filtros.
6.   O filme não deve conter nenhuma ação "superficial" (noutras palavras, é vetada a ocorrência de homicídios, armas etc.).
7.   São vetados os deslocamentos temporais ou geográficos. (O filme se desenvolve em tempo real).
8.   São inaceitáveis os filmes de gênero.
9.   O filme final deve ser transferido para cópia em 35 mm, padrão, com formato de tela 4:3. (Originalmente, o regulamento exigia que o filme deveria ser filmado em 35 mm, mas a regra foi abrandada para permitir a realização de produções de baixo orçamento.)
10. O nome do diretor não deve figurar nos créditos.
 




Referência:
http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=47


Quem quiser saber mais sobre:


Um comentário:

Frank Ferreira disse...

Legal, Daisy! Muito boa iniciativa!

O debate desses "mandamentos", em relação a qualquer filme do pessoal do Dogma 95, assim como relativamente a qualquer outra obra cinematográfica, pode resultar em excelentes análises e críticas, pois contemplam os principais aspectos da arte.