Como Tudo Começou

O CINECLUBE DARCY RIBEIRO é iniciativa de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo (ESP), que se conscientizaram das possibilidades do cinema como recurso de pesquisa e meio de expressão — além de entretenimento de qualidade — e do cineclubismo como forma específica de organização do público.
Em outubro de 2005, decidimos pela denominação CINECLUBE DARCY RIBEIRO. Nada mais justo: o grande antropólogo — que nasceu em 1922 (em Montes Claros, MG) e morreu em 1997 —, formou-se em Antropologia em São Paulo, na ESP, e, em 1962, criou a Universidade de Brasília, da qual foi o primeiro reitor e onde instalou, naquele mesmo ano, o primeiro curso superior de Cinema do Brasil.
Ao longo de cinco anos de atividades, juntaram-se a nós colegas da Biblioteconomia, da Administração e até de outras universidades, bem como pessoas da comunidade da Vila Buarque. E a partir deste semestre, comparecer aos nossos debates pode valer até 20 horas de atividades complementares reconhecidas pela FESPSP. 

Darcy Ribeiro