3 de abril de 2013

Nossa próxima atração: "Bagatela", de Clara Ramos, em 6 de abril de 2013


CINECLUBE DARCY RIBEIRO apresenta Bagatela (2008, Brasil, 53 min, cor)
Direção: Clara Ramos. Roteiro: Clara Ramos. Documentário, coprodução de Clara Ramos, Polo de Imagem, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura).



Preso por uma bagatela

Em um país de desvios financeiros milionários e CPIs que não resultam em prisão, um trabalhador que tenta levar para casa um frango que foi jogado no lixo vai para a cadeia. Afinal, o sistema penal foi construído para punir quem?
No Direito Penal, bagatela significa insignificância. No documentário “Bagatela”, de Clara Ramos, são conhecidas as histórias de mulheres presas por pequenos furtos, além da opinião de pessoas diretamente ligadas ao sistema penal, como os juízes de São Paulo Vico Mañas, Marcelo Semer e Airton Vieira.

Pequenos mesmo

No filme, o espectador entra em contato com casos como o de Sueli, que ficou dois anos na prisão por ter roubado um queijo e duas bolachas. Por sua vez, Maria Aparecida foi presa por furtar xampu e condicionador. Ela tem problemas mentais e sofreu agressões na prisão. São essas as causas às quais a advogada Sonia Drigo, inspiração para o documentário, se dedica gratuitamente. A advogada e a diretora do filme se conheceram em 2005, durante a gravação de outro projeto.
De acordo com Clara Ramos, a intenção é expor uma série de opiniões diferentes. No documentário, é possível ver críticas sobre o excesso de punição em situações singelas como essa, já que isso ajuda também a reforçar o processo de criminalização da pobreza. Ao mesmo tempo, opiniões completamente favoráveis a esse tipo de pena são exibidas, deixando que o espectador tire suas próprias conclusões (extraído de www.canalibase.org.br/o-principio-da-bagatela).


CINECLUBE DARCY RIBEIRO
Depois de um grande filme, sempre um bom debate
Debatedores convidado: Clara Ramos, diretora do documentário, e a advogada Sônia Drigo, uma das entrevistadas

Data: sábado, dia 6 de abril de 2013
Hora: 14h
Local: Sala Florestan Fernandes do Casarão (r. General Jardim, 522, próximo à estação República do metrô)

Nenhum comentário: