CINECLUBE DARCY RIBEIRO apresenta Um método perigoso (A
dangerous method, 2011, Reino Unido/Alemanha/Canadá/Suiça, 99 min, cor)
Direção: David Cronenberg.
Roteiro: Christopher Hampton, John Kerr. Fotografia: Peter Suschitzky.
Montagem: Ronald Sanders. Música: Howard Shore. Elenco: Keira Knightley, Viggo
Mortensen, Michael Fassbender e outros.
O crítico
Luiz Zanin Oricchio, cuja formação inclui a psicanálise, escreveu em seu
blogue, em 31 de março de 2012, na época de lançamento deste filme no Brasil:
“Sabina
Spielrein [...] na pele de Keira Knightley, é figura central de Um método perigoso, filme em que David
Cronenberg relata um dos pontos nevrálgicos da aventura psicanalítica, a
rivalidade entre Sigmund Freud e seu seguidor, Carl Gustav Jung, nessa que foi
uma das notáveis sagas intelectuais do século 20. [...]
Keira Knightley e Michael Fassbender |
O que
Cronenberg revela, no entanto, é que, em meio a discussões teóricas, disputas
clínicas e ideológicas, fervia o furor do sexo. O que não chega a ser surpresa,
dado que o próprio Freud o coloca no centro da psique humana como motor oculto
e às vezes visível de suas mais nobres motivações.
Sabina era
russa e fora estudar medicina em Zurique. Num estado de sofrimento mental
desesperador, busca tratamento com Jung. Apaixona-se pelo analista. Jung e
Sabina tornam-se amantes. Naquele tempo, Freud havia designado Jung seu
sucessor e procura interferir nesse relacionamento de todo indesejado pela
política da psicanálise, uma disciplina nova que vivia sob o cerco da medicina
psiquiátrica tradicional. Esse é período abordado por Cronenberg. [...]”
O indesejado terceiro
Michael Fassbender (à esq.) e Viggo Mortensen |
“Foi uma
decisão sábia. Em vez de nos debruçarmos sobre controvérsias teóricas tediosas
para leigos, próprias do nascimento de uma disciplina polêmica, temos ao vivo
os conflitos inscritos sobre a própria carne da personagem. Ou, seria melhor
dizer, na carne dos personagens, já que Jung cede prazerosamente, mas não sem
culpa, às tentações do métier. Era
casado, e com uma mulher muito rica, que lhe proporciona vida confortável na
aprazível Suíça. Mais velho, Freud cumpre o papel de terceiro indesejado nessa
relação a dois. Aquele que interfere de forma paternal, mas não deixa de
vislumbrar nem os encantos da moça nem a sedução do modo de vida de Jung, muito
mais folgado e colorido que o seu. [...]
Cronenberg
acerta, também, ao evitar seu gosto pelo grotesco e dar às cenas tratamento
visual límpido, vagamente hiper-realista. Quando apresentou seu filme no
Festival de Veneza do ano passado, justificou a opção, dizendo que lhe parecia
a melhor para retratar história tão obscura. Mostrou também a preocupação em
ser justo com os personagens. Disse que, quando alguém faz um filme biográfico,
no fundo, as suas próprias inquietações é que são colocadas na tela, através de
outros personagens. ‘É uma espécie de ressurreição dessas pessoas já mortas, e
algo sempre imperfeito’, disse. Esses ‘simulacros’ são suficientemente
verdadeiros? É uma inquietação do diretor.”
Atração e oposição
“De qualquer
forma, Viggo Mortensen e Michael Fassbender propõem um Freud e um Jung bastante
críveis. Não precisam ser parecidos fisicamente com os personagens reais (não o
são). Basta que compreendam de maneira profunda o que atraía e o que opunha os
dois grandes homens para que transmitam à história essa impressão de verdade a
que chamamos verossimilhança. Isto é, a construção da verdade interna a partir
da narrativa.
Entre os
dois, a figura em aparência frágil, mas de fato poderosa da sexualidade,
encarnada em Sabina. Fator que primeiro aproximou os dois homens e que terminou
por separá-los.”
CINECLUBE DARCY RIBEIRO
Depois
de um grande filme, sempre um bom debate
Debatedoras
convidadas: Anna Silvia Rosal de Rosal,
professora da FESPSP, Lilian Donatti,
psicóloga junguiana, mestranda da PUC-SP, e Maria Regina de Moura Friedmann, psicoterapeuta psicanalítica e
membro da Associação de Psicoterapia Psicanalítica (APP)
Data: sábado, dia 1º de setembro de 2012
Hora: 13h
Local: Auditório da FESPSP (r. General
Jardim, 522, 7º andar, próximo à estação República do metrô)
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