Daí seu
questionamento quanto à função social e cultural, o conteúdo e as motivações do
cinema brasileiro praticado na atualidade.
"Cinema e sociedade: crise de representação?" (http://cinemaeoutrasartes.blogspot.com/2012/03/cinema-e-sociedade-ha-uma-crise-de.html).
Enquanto isso, novos talentos em potencial se perdem na contemplação do próprio umbigo e no vale-tudo autocomplacente propiciado pela tecnologia digital e pelo paternalismo frustrado e frustrante das políticas culturais brasileiras, tão bem recebidas (em pelo menos dois sentidos) pelos oportunistas de plantão. (Frank Ferreira)
"Cinema e sociedade: crise de representação?" (http://cinemaeoutrasartes.blogspot.com/2012/03/cinema-e-sociedade-ha-uma-crise-de.html).
Enquanto isso, novos talentos em potencial se perdem na contemplação do próprio umbigo e no vale-tudo autocomplacente propiciado pela tecnologia digital e pelo paternalismo frustrado e frustrante das políticas culturais brasileiras, tão bem recebidas (em pelo menos dois sentidos) pelos oportunistas de plantão. (Frank Ferreira)
Um comentário:
Acho que boa parte da falta de representação da nossa época vem da grande quantidade de filmes globais que mais são extensões de suas novelas ou cópias de fórmulas americanas ( ex. se eu fosse você, divã, 2 coelhos..), onde o espectador da grande massa permanece na posição de continuidade da política de pão e circo, assistindo e desejando uma realidade que muito dificilmente será a sua, mas que dá força para ir para o trabalho no dia seguinte tendo como objetivo a qualidade de vida representada no filme que assistiram.
Mas acho que temos diretores atuais que estão tentando fazer um cinema que levante questionamentos como: Marcelo Gomes(cinema aspirinas e urubus, viajo porque preciso volto porque te amo), Karim Ainouz( céu de suely, viajo porque preciso volto porque te amo), Rogério Correa ( No Olho da Rua 2011) (...), no entanto não ganham muita visibilidade no grande público. E por que?
Postar um comentário