12 de março de 2012

Nossa próxima atração: "Narradores de Javé", em 17/3/12

Nossa gente conta sua história, com muito humor

Na "Apresentação" do livro "Narradores de Javé", publicado na coleção Aplauso Cinema Brasil da Imprensa Oficial,com a 17ª versão do roteiro do filme que dirigiu, Eliana Caffé escreveu:
 "'Narradores de Javé' nasceu do desejo de expedicionar pelo interior mais distante dessa porção urbana do Brasil e conhecer melhor nossa gente, seus modos de vida e como se expressam.
Luís Alberto de Abreu, meu parceiro desde 'Kenoma', incentivou-me a um processo de criação muito diferente do que conhecia, ou seja, construir o roteiro apenas ao 'redor da mesa'. Ao invés disso, esboçamos um argumento e partimos para a pesquisa de campo, para o convívio corpo a corpo com pessoas e situações que pudessem oferecer um repertório de imagens vivo, rico e espontâneo."


"... histórias reais ou fabulosas contadas por pessoas comuns"
"Assim, partimos para três expedições que fizemos pelo interior de Minas e da Bahia para colher histórias reais ou fabulosas contadas por pessoas comuns e originárias das regiões mais afastadas ou marginais.
O humor era o que mais ressaltava em todos os relatos que ouvíamos e mesmo presente nos lugares mais miseráveis que visitávamos. A partir daí, trabalhamos com essa matéria-prima — os fragmentos de histórias ouvidas — no desenho das situações e do roteiro como um todo.'


"... incorporar as improvisações e outras situações inesperadas"
"No filme, a ideia de termos no mesmo contexto os relatos épicos, pessoais, cômicos e escatológicos foi algo inspirado no que apareceu naturalmente neste convívio com a cultura dos 'contadores de histórias' — e porque afinal a nossa vida mesma contém um pouco de cada coisa e tudo junto.
No final deste processo, tínhamos um roteiro bastante amarrado, mas ainda com o objetivo de poder incorporar as improvisações e outras situações inesperadas que surgiriam na etapa de filmagem. Neste sentido, o roteiro foi fundamental para não nos perdermos frente à realidade sempre mais rica e também mais dispersiva que encontramos em Gameleira da Lapa (povoado onde filmamos).
É claro que, no final, o roteiro vivido na prática, dentro das improvisações dos atores e não atores, se transformou muito em relação ao original, mas nem por isso perdemos o horizonte ao qual pretendíamos chegar."


  
CINECLUBE DARCY RIBEIRO
Depois de um grande filme, sempre um bom debate
Com a presença de Eliane Caffé, diretora e roteirista

Data: sábado, dia 17 de março de 2012
Hora: 13h
Local: Sala Florestan Fernandes do Casarão (r. General Jardim, 522, próximo à estação República do metrô)

Nenhum comentário: